6 perguntas obrigatórias antes de entrar no Facebook

https://www.plotcontent.com/wp-content/uploads/2014/02/6perguntasobrigatoriasantesdeentrarnofacebook2.jpg

O facebook é a rede social com mais utilizadores no mundo – mais de mil milhões de pessoas têm página pessoal e estão dispostas a passar mais de 700 milhões de minutos por mês na rede social.

Resultados publicitados por outras empresas ou números como estes podem pressioná-lo a aderir ao facebook para atingir os objectivos da sua empresa. Mas – atenção – nem sempre é uma boa opção estar presente no facebook ou em outras redes sociais famosas ou emergentes. É necessário perceber se comunicar nestas redes sociais é de facto relevante para a estratégia de conteúdos da sua empresa.

Antes de tomar decisões, responda às nossas perguntas-chave:

1. Qual é o meu público-alvo?

As pessoas com quem quer falar estão no facebook? Se estiverem e caso a sua empresa pretenda gerar envolvimento com os clientes através de uma comunicação bilateral e com conteúdos interactivos, então o facebook é uma ferramenta útil para cumprir esses objectivos.

2. Como posso acrescentar valor para o meu público-alvo, via facebook?

A palavra-chave aqui é “valor”. Estabeleça de que forma poderá marcar a diferença no mercado através do facebook e qual o valor acrescentado para o seu consumidor da sua presença nesta rede social. A comunicação via facebook deverá ser relevante e fortalecer a relação e posicionamento que a sua marca já tem no mercado.

3. Que conteúdos/acções vou criar e partilhar?

Está provado que os utilizadores do facebook reagem mais a imagens do que a estados, vídeos ou links. Por isso, é fundamental que aposte em conteúdos visualmente relevantes para estimular os seus seguidores. Lembre-se também que manter um tom de voz demasiado monótono pode ser maçador e, por isso, aposte em conteúdos positivos que o seu público queira consumir (o tal content sweet spot).

4. Quem vai dinamizar a página?

É fundamental que fique claramente definido quem vai dinamizar a sua página. Deve contar com a colaboração de um designer. Os responsáveis pela dinamização da página deverão ter disponibilidade para produzir conteúdos regularmente e estar atentos à actualidade: não há melhor marketing que o real time marketing.

5. Que indicadores vou usar para avaliar os resultados?

Lembre-se que, por si só, o facebook não é uma estratégia de marketing digital. É apenas uma parte: em média, apenas 14 por cento dos seus seguidores conseguem ver aquilo que partilha. Por isso mesmo, a avaliação de resultados depende dos seus objectivos: pode medi-los através da interacção com os seguidores, através do número de pessoas que compra o seu produto ou através das histórias virais que consegue criar, por exemplo.

6. Quais são os objectivos da minha estratégia no facebook?

Este é o ponto que irá condicionar todas as suas decisões: por que razão quer ter uma página no facebook? A definição clara destes objectivos é essencial para orientar o seu plano estratégico nas rede sociais. Os objectivos podem passar por melhorar a imagem da empresa; aproximar a marca dos seus consumidores; aumentar as vendas ou até contar a história da sua marca. O importante é que atinja três objectivos essenciais: os objectivos de marketing da sua marca, a satisfação dos interesses dos consumidores e fortalecer a brand personality.


Subscreva já
The Plot Thickens
Para ter acesso exclusivo aos melhores conteúdos de content marketing, só tem que preencher estes dois campos.
*Odiamos spam e não partilhamos os seus dados com ninguém
Marque já um
Pequeno-almoço
Somos famosos pelos nossos pequenos-almoços. Deixe o seu nome e e-mail e nós entraremos em contacto consigo para lhe perguntar sobre que temas quer falar.
Na Plot não há spam nem partilha de dados com ninguém.
Venha conhecer a
nossa agência
Marcamos uma hora para lhe apresentar a nossa fantástica equipa editorial, os nossos designers, os especialistas em digital e em content marketing.
Na Plot não há spam nem partilha de dados com ninguém.