Marketing digital com conteúdos

https://www.plotcontent.com/wp-content/uploads/2014/04/marketingdigital.jpg

A velhinha TV não morreu, mas a verdade é que enquanto vemos o nosso programa favorito, o smartphone pesa no bolso e o computador instala-se confortável no colo, ambos prontos a exigir a nossa atenção e a deixar a televisão num monólogo silencioso aos nossos ouvidos. “Vivemos no momento dos multidispositivos” –  onde quase 50% dos portugueses já tem smartphone e 15%  tablet, passando mais de 1 hora e 20 minutos por dia a navegar na internet só a partir dos seus computadores pessoais.

Uma nova realidade digital que exige das marcas a reestruturação das suas estratégias de marketing e comunicação, por forma a garantir que permanecem presentes onde o consumidor está e que as suas mensagens são eficazmente distribuídas por todos os canais que preenchem o dia-a-dia das pessoas.

O marketing digital surge desta necessidade de criar uma estrutura de comunicação multiplataforma, com um grande enfoque nos conteúdos online, sendo a área do marketing direccionada para a promoção de produtos e serviços a partir de uma ou mais formas de media electrónicos. Distingue-se do marketing tradicional na medida em que envolve o uso de canais e métodos com características muito distintas, nomeadamente a capacidade de estabelecer uma comunicação bilateral e de analisar em tempo real a performance das campanhas.

A dimensão digital dá às empresas um novo poder: as marcas já não são apenas elementos transaccionais, são a cara de comunidades constituídas por pessoas, crenças, desejos, opiniões e emoções. A par deste poder vem a responsabilidade de conseguir criar espaços diferenciadores e mensagens com força suficiente para permitir ao utilizador identificar-se e permanecer ligado à marca, mesmo offline.

Neste renovado contexto, a questão impõe-se:

Qual a melhor forma de conseguir um diálogo online? Como corresponder às exigências de uma comunicação contínua e envolvente?

O content marketing dá resposta a estas perguntas através da estruturação de uma estratégia de conteúdos que acrescenta valor e eficiência à estratégia digital das marcas. Afinal, a presença online é demasiado poderosa para ser desperdiçada apenas com informação institucional. Porque não tornar a sua marca especialista na área de negócio onde actua, através da permanente actualização do seu site, blogue ou página de facebook com os conteúdos mais relevantes para o consumidor? O marketing de conteúdos é isso mesmo.

Porque precisa de uma estratégia de conteúdos digital?

Essencialmente porque as regras do jogo mudaram e garantir o envolvimento do consumidor é agora mais do que nunca a chave do sucesso.

Novo funil de compra

O funil de compra mudou – as diferentes fases do ciclo de compra são agora muito mais difíceis de delimitar, ao mesmo tempo que o consumidor assume uma postura mais racional. Hoje a tomada de decisão envolve um processo muito mais complexo e as fases que precedem o acto de compra assumem um papel preponderante: o consumidor procura online aquilo que (ainda) compra offline. Esse é o Zero moment of truth, termo cunhado pelo Google, que diz que as compras estão hoje dependentes das pesquisas que fazemos.

Os factores influenciadores da compra distribuem-se por diferentes pontos de contacto que se multiplicam através de owned, paid e earned media. Se a sua marca não contempla este comportamento, a sua estratégia de comunicação tem um perigoso gap – segundo a Marktest, quase metade dos portugueses (49,1%) já considera a internet como o canal que melhor os ajuda a conhecer as vantagens de um produto ou marca.

Um site de referência ou um blog actualizado são espaços privilegiados para fortalecer a imagem que quer transmitir ao cliente quando este procura avaliar a oferta que lhe é feita. As plataformas digitais possibilitam a criação de uma multiplicidade de formatos de conteúdos que permitem acompanhar todas as fases do processo de compra do consumidor, conduzindo-o a adquirir o seu produto e/ou serviço e a permanecer fiel à sua marca.

Content Marketing Digital nas diferentes fases do ciclo de compra do consumidor. Fonte: contentmarketingexperience

Content Marketing Digital nas diferentes fases do ciclo de compra do consumidor. Fonte: contentmarketingexperience

 

Brand experiences vs big ideas

O tempo em que a sua estratégia de marketing dependia exclusivamente da equipa de criativos e das suas ideias geniais, terminou. Muito mais do que uma “grande ideia”, as empresas procuram hoje uma sucessão de bons investimentos que proporcionem experiências envolventes ao consumidor. O discurso egocêntrico que se materializava numa super produção criativa deverá agora ser distribuído por várias peças de comunicação focadas na satisfação do consumidor e no preenchimento dos seus interesses de forma contínua. A estratégia digital tem um enorme potencial de produção de conteúdos adaptados a cada público, aliar a criatividade à informação através de um investimento contínuo é a aposta mais adequada para rentabilizar o seu espaço online.

Manter a atenção em vez de captá-la

Captar apenas a atenção do consumidor já não é suficiente, envolvimento é a palavra de ordem. O seu investimento digital deverá conseguir manter o interesse da audiência a longo prazo. Enquanto que as campanhas publicitárias são importantes para gerar notoriedade, os conteúdos conseguem não só mantê-la como criar uma relação duradoura entre a marca e a sua audiência. Ao dar ao consumidor a oportunidade de estar actualizado sobre os temas que mais lhe interessam, nos canais que mais utiliza, estará a estabelecer um compromisso cujo retorno se traduz na fidelização, credibilidade e confiança na sua marca.

Algoritmo do Google  

Estar online é mergulhar num imenso oceano. Para se manter à tona é preciso conquistar os melhores lugares no Google. A produção regular dos melhores conteúdos ajuda a sua marca a permanecer relevante nas pesquisas dos consumidores. Além disso, a criação dos conteúdos é feita de acordo com as tendências de procura e optimizada para os motores de busca.  Pormenores que podem fazer a diferença entre estar visível ou não entre os milhões de sites parecidos com o seu.

Como o content marketing pode ajudar?

  • Permite-lhe ter um espaço adaptado às suas necessidades e aos interesses do seu consumidor;
  • Cria um planeamento editorial que facilita a gestão da sua comunicação digital;
  • Orienta e focaliza acções estratégicas, rentabilizando os seus recursos;
  • Fortalece o posicionamento digital (ou físico) da marca;
  • Optimiza a comunicação, tornando-o relevante nas pesquisas do utilizador;
  • Analisa o que se passa na esfera online, assegurando que está na linha da frente dos conteúdos que o consumidor quer ler.

 

Por Elsa Gomes, estratega júnior Plot content agency


Subscreva já
The Plot Thickens
Para ter acesso exclusivo aos melhores conteúdos de content marketing, só tem que preencher estes dois campos.
*Odiamos spam e não partilhamos os seus dados com ninguém
Marque já um
Pequeno-almoço
Somos famosos pelos nossos pequenos-almoços. Deixe o seu nome e e-mail e nós entraremos em contacto consigo para lhe perguntar sobre que temas quer falar.
Na Plot não há spam nem partilha de dados com ninguém.
Venha conhecer a
nossa agência
Marcamos uma hora para lhe apresentar a nossa fantástica equipa editorial, os nossos designers, os especialistas em digital e em content marketing.
Na Plot não há spam nem partilha de dados com ninguém.