Fontes, uma questão de atração

A escolha das fontes para qualquer peça de comunicação que fazemos é um dos aspectos essenciais do processo. Os nossos designers têm essa capacidade fantástica de escolher “A” fonte perfeita, que vai fazer a diferença e marcar a peça. Os não designers podem achar que as fontes não interessam para nada, mas são fundamentais.

“Font men” é uma curta-metragem que foi exibida no South by SouthWest (SXSW2014), o conjunto de conferências e encontros sobre cinema, música e interactividade que decorre anualmente em Austin, nos EUA. A curta retrata parte do processo criativo de dois dos mais famosos criadores de fontes – Tobias Frere-Jones e Jonathan Hoefler, que entretanto acabaram com a empresa que tinham em conjunto.

Veja, mesmo se pensa que as fontes são todas iguais

Para um não designer, passar 6 minutos a ver um filme sobre fontes, completamente geeky, pode parecer muito estranho. Mas é uma curta bem feita e revela alguns dos passos usados para a criação de fontes pela dupla de criadores responsáveis por algumas das mais conhecidas do mundo.

Processo de desenho de fontes

A minúcia é crucial na criação de fontes.

Revela que as primeiras letras que desenham quando começam a pensar numa fonte nova são o H e o O. Porquê? Porque o H é quadrado e porque o O é redondo. Depois desenham o D, meio quadrado meio redondo. Um processo muito minucioso e cheio de técnica e pormenor, em que é preciso pensar em todos os caracteres que existem e criá-los, garantindo que fazem todos sentido, sozinhos ou em conjunto. Tudo para produzir o que pode transformar por completo uma peça, um jornal, um anúncio, uma revista.

Se se interessa pelo tema:

Uma história sobre as fontes no sistema de metro de Nova Iorque;

– O livro A anatomia das fontes;

– Um pouco de entretenimento com os jogos I shot the serif e kerntype;

– Referências internacional – David Carson Design – e nacionais – Jorge dos Reis e Mário Feliciano;

Um conjunto de fontes gratuitas optimizadas para a web, cortesia da Google.


Subscreva já
The Plot Thickens
Para ter acesso exclusivo aos melhores conteúdos de content marketing, só tem que preencher estes dois campos.
*Odiamos spam e não partilhamos os seus dados com ninguém
Marque já um
Pequeno-almoço
Somos famosos pelos nossos pequenos-almoços. Deixe o seu nome e e-mail e nós entraremos em contacto consigo para lhe perguntar sobre que temas quer falar.
Na Plot não há spam nem partilha de dados com ninguém.
Venha conhecer a
nossa agência
Marcamos uma hora para lhe apresentar a nossa fantástica equipa editorial, os nossos designers, os especialistas em digital e em content marketing.
Na Plot não há spam nem partilha de dados com ninguém.