Design thinking na Plot

https://www.plotcontent.com/wp-content/uploads/2015/06/13-1050x422.jpg

Na Plot criamos conteúdos estratégicos e relevantes que respondem a objectivos de marketing e às necessidades das pessoas. Para desenvolvermos os nossos projectos, temos um processo de trabalho que garante a evolução do projecto em cada fase, desde o briefing, passando pela análise e estratégia, definição editorial até à execução. O design thinking é uma das ferramentas que usamos.

Como utilizamos o design thinking na Plot?

Na fase de estratégia e análise, o momento em que damos especial atenção, utilizamos a abordagem de design thinking para mergulhar profundamente nas necessidades e objectivos da marca, para sabermos o que quer o público-alvo e o que está a acontecer no mercado.

 

Design thinking na Plot

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na fase inicial do projecto, reunimos-nos com a equipa do cliente, convidamos pessoas com perfil pertinente para o projecto e fazemos sessões de trabalho com entrevistas, brainstorming e testamos as ideias. Para sairmos do contexto diário, procuramos salas inspiradoras fora da Plot para incentivar a criatividade. O objectivo é recolher insights inovadores sobre o produto ou serviço para as pessoas para depois tomarmos decisões, definirmos uma estratégia e desenvolvermos o projecto.

Benefícios do design thinking

  • Maior interação entre o cliente e a Plot: os workshops, entrevistas, brainstormings e outras técnicas de observação permitem-nos interagir fora do contexto organizacional, sem formatações ou julgamentos.
  • Possibilidade de expressão de todos os intervenientes: a recolha de todas as opiniões, sem exclusões ou hierarquias, faz com que todos participem no processo e permite-nos conhecer diferentes perspectivas.
  • Permite a colaboração entre pessoas de diferentes áreas: a junção de pessoas de diferentes áreas e especialidades promove a troca de conhecimento e alarga as perspectivas dos intervenientes. Ninguém sabe mais sobre a sua empresa que o cliente e juntos evoluímos mais rápido e melhor.
  • Identificar os desafios e mergulhar profundamente no seu universo: o aprofundamento do conhecimento sobre os temas, a troca de experiências e visões permite-nos identificar desafios que até então não eram visíveis.
  • Tomar decisões com base na observação das pessoas em vez de decidir internamente: este é um dos grandes diferenciais da abordagem. Normalmente, as decisões são tomadas com foco na própria organização e excluem as pessoas de fora. No design thinking, o processo de tomada de decisão assenta nas pessoas, tendo em conta o que necessitam, desejam ou imaginam.
  • Visão mais ampla e menos focada na organização interna: sair das zonas de conforto faz-nos estar atentos a novos pormenores, observar visões de outras pessoas e, consequentemente, não apresentar sempre as mesmas soluções.
  • Questionar utilização de produtos/serviços: quando alteramos os contextos e estamos em contacto com outras perspectivas, questionamos a utilidade ou desempenho dos produtos/serviços.

Objectivos da utilização do design thinking

Recolher histórias, observar, conhecer e compreender as pessoas. O objectivo é recolher insights. Traduzir os insights em oportunidades, soluções e protótipos. Construir protótipos rápidos para desenvolver potenciais ideias.

Depois da análise conseguimos definir o ponto que intersecta a marca, o consumidor e a diferenciação, o que chamamos de content sweet spot – isto é, o lugar onde o que a marca quer dizer se encontra com o que as pessoas querem ouvir.

Depois de encontrarmos o content sweet spot, conseguimos desenhar a estratégia para as marcas e passar para as próximas fases: definição do editorial e design, execução e produção diária de conteúdo.

Por Mariana Krug, Design Thinker, Plot Content Agency


Subscreva já
The Plot Thickens
Para ter acesso exclusivo aos melhores conteúdos de content marketing, só tem que preencher estes dois campos.
*Odiamos spam e não partilhamos os seus dados com ninguém
Marque já um
Pequeno-almoço
Somos famosos pelos nossos pequenos-almoços. Deixe o seu nome e e-mail e nós entraremos em contacto consigo para lhe perguntar sobre que temas quer falar.
Na Plot não há spam nem partilha de dados com ninguém.
Venha conhecer a
nossa agência
Marcamos uma hora para lhe apresentar a nossa fantástica equipa editorial, os nossos designers, os especialistas em digital e em content marketing.
Na Plot não há spam nem partilha de dados com ninguém.