Como criar buzz para um site de conteúdos com o vestido de Naomi Watts?

https://www.plotcontent.com/wp-content/uploads/2014/05/Screen-Shot-2014-05-16-at-17.13.33-1050x603.png

A reforma é uma mudança muito importante na vida e há que prepará-la com tempo. Admitimos que habitualmente não é sexy falar sobre reforma. Como criar buzz sobre um site que fala da preparação da reforma? Recorrer a um vestido usado na carpete vermelha por Naomi Watts funciona. Prova disso é a atenção mediática que a ideia está a ter.

O vestido foi concebido por uma vendedora imobiliária reformada que trabalhou em parceria com os designers da Marchesa e essa é uma das histórias contadas no novo site de conteúdos da Prudential, uma empresa que actua no mercado há mais de 135 anos e que é uma das maiores instituições de serviços financeiros nos Estados Unidos, Ásia, Europa e América Latina.

Como criar buzz com o vestido de Naomi Watts?

A abordagem é simples “prepare hoje o dia a seguir ao dia em que se reformar”. O desafio da Prudential passa por conseguir comunicar um serviço intangível e pouco apelativo de forma a que o tema viva ao longo do tempo junto do consumidor – criar buzz e depois manter uma relação. A intangibilidade da oferta, a falta de algo material que desperte os nossos sentidos torna o trabalho dos publicitários ainda mais aliciante. Explorar a ideia através do caso real de uma reformada que persegue um sonho e personificá-la no corpo de Naomi Watts permite ultrapassar algumas destas barreiras. Aliar a acção a conteúdos que amplifiquem a história é desenhar uma estratégia com um potencial viral enorme.

Naomi Watts incorpora toda a mensagem, basta-lhe usar o vestido orgulhosamente, sorrir para as câmaras e responder às perguntas dos jornalistas. Entre essas perguntas podemos antever uma em particular “O que tem vestido?”. E a resposta não será Prada, Channel ou Calvin Klein (a marca usada pela actriz em Março, nos Óscares), mas sim “Prudential”, a empresa prestadora de serviços de reforma. Product placement numa marca que presta serviços, um inovador conceito levado a cabo pela agência Droga5. Como criar buzz? Feito!

Estratégia de conteúdos da marca

Esta estratégia de promoção começa muito antes da noite de Cannes, onde Naomi Watts desfila o seu vestido Prudential. O “laboratório de desafios” da marca é suportado também pela página de facebook exclusiva (com mais de 146 mil seguidores), onde já está esta história. Assim como no Twitter e LinkedIn, canais também exclusivos e criados para amplificar os conteúdos do site.

Estratégia integrada de conteúdos para amplificar a mensagem através das redes sociais

Post da página de facebook da marca referente à acção “Chapter two”

Estratégia integrada de conteºudos com recurso a redes sociais

Publicação no linkedIn da acção para promover o site de conteúdos da marca Prudential

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O objectivo é criar buzz suficiente que garanta o interesse do consumidor e a partilha orgânica dos conteúdos da marca. Além disso, foi criado um vídeo com o making of do processo de criação do vestido – uma das muitas histórias presentes no canal de YouTube da marca. A amplificação de conteúdos é um passo essencial numa estratégia de content marketing eficaz. Veja os restantes passos do content marketing, com a metodologia de trabalho da Plot. 

Já o site de conteúdos é essencialmente um espaço onde se contam histórias. Testemunhos de pessoas que estão a construir o seu “Chapter Two” – um nome que encerra o conceito por trás dos conteúdos: a reforma é um novo começo, uma oportunidade para definir renovados objectivos e sonhar mais alto. Sonhos que a Prudential se propõe ajudar a concretizar. Uma abordagem demarcadamente emocional com a riqueza do storytelling que facilita a proximidade entre o utilizador e a marca, desafiando-o a superar-se e a fazer ele próprio parte da história (não fosse a assinatura do site Bring your challenges).

estratégia integrada de conteúdos. Storytelling em plataformas digitais

Site de conteúdos da seguradora Prudential “Bring your challenges”

 

Lições a reter do caso Prudential

  1. O poder do storytelling – a força de uma boa história transforma o tema pouco estimulante em conteúdos inspiradores e envolventes;
  2. Produzir o conteúdo certo no momento certo – o timing é crucial para captar a atenção do cliente e envolvê-lo na história que estamos a contar. A acção promocional deve ser recheada de bons conteúdos temáticos que despertem a curiosidade do cliente e o façam percorrer o caminho de descoberta lado a lado com a marca.
  3. Espalhar a palavra – a distribuição de conteúdos é tão importante como a sua produção, só assim garante que está a chegar ao target desejado através dos canais mais usados por este. Ao aproveitar o potencial de cada canal e dos diferentes formatos sempre de acordo com as particularidades e interesses do seu negócio estará a alcançar diferentes personas e a amplificar a mensagem correctamente.
  4. Convergência de media – cada vez mais o consumidor quer participar na comunicação das marcas. A publicidade tradicional por si só já não chega. Produzir conteúdos e promover acções que gerem a partilha orgânica por parte dos consumidores é uma boa opção. Se a esta estratégia acrescentar espaços de comunicação exclusivos da marca, terá um campo de trabalho com um potencial enorme de envolvimento, onde pode partilhar conteúdos sempre que quiser.
  5. Conteúdos , conteúdos e conteúdos – uma fonte inesgotável de criatividade, informação e emoções que permitem a qualquer marca, em qualquer negócio, ter um espaço privilegiado no computador, telemóvel e mente do consumidor.

 Cada vez mais empresas estão a apostar nos conteúdos para se ligarem aos seus clientes e potenciais clientes, acompanhando-os nas várias fases da vida.

Já que falamos de reforma, já conhece o Saldo Positivo, o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos, que é produzido pela Plot e que o ajuda a preparar a sua reforma?

 


Subscreva já
The Plot Thickens
Para ter acesso exclusivo aos melhores conteúdos de content marketing, só tem que preencher estes dois campos.
*Odiamos spam e não partilhamos os seus dados com ninguém
Marque já um
Pequeno-almoço
Somos famosos pelos nossos pequenos-almoços. Deixe o seu nome e e-mail e nós entraremos em contacto consigo para lhe perguntar sobre que temas quer falar.
Na Plot não há spam nem partilha de dados com ninguém.
Venha conhecer a
nossa agência
Marcamos uma hora para lhe apresentar a nossa fantástica equipa editorial, os nossos designers, os especialistas em digital e em content marketing.
Na Plot não há spam nem partilha de dados com ninguém.