7 sinais de alerta na sua estratégia de marketing

https://www.plotcontent.com/wp-content/uploads/2014/08/imagem-sete-sinais.jpg
Sinais de que a sua estratégia de marketing não está a funcionar

Tem uma estratégia de marketing delineada para a sua empresa. Mas há quanto tempo não a revê? Reunimos 7 sinais para avaliar se a sua estratégia de marketing está fragilizada, o que pode comprometer o seu sucesso. Descubra se sofre de algum.

#1 Não sabe qual é o desempenho do seu investimento em comunicação

Gasta muito dinheiro em publicidade tradicional que supostamente alcança milhões de pessoas. Mas sabe exactamente com quem está a falar? Sabe qual é o retorno desse investimento? As vantagens que isso lhe traz?

O grande dilema desse tipo de abordagem na estratégia de marketing é exactamente esse. Não faz a mínima ideia de quantas pessoas viram e ouviram falar sobre a sua marca, produto ou serviço, nem que impacto a mensagem teve. Não existem dados estatísticos e concretos que o esclareçam.

#2 A sua marca não está onde o seu consumidor quer

A sua marca está disponível em várias plataformas? O seu consumidor só consegue vê-lo num site ou nas páginas de uma revista? Não está a considerar todos os canais de contacto com as pessoas: print, social, digital, mobile, live e vídeo. Se investir apenas num site certamente que o seu alcance será inferior do que se apostar paralelamente num formato print. E ainda melhor, se em vez de duas plataformas, investir em quatro ou cinco – falamos hoje cada vez mais em multi ou omniplataforma. A ideia é satisfazer múltiplos perfis e maximizar o potencial de exposição da marca.

#3 O seu site não é mobile friendly

Criou um bom site em formato desktop. Mas o seu consumidor, em constante movimento e que não passa sem o seu smartphone, quer ter informações da sua marca no carro ou num concerto. O seu site até aparece, mas a visualização não é apelativa, está desformatada. O seu site não está optimizado num formato resposive. Resultado? Estão os seus concorrentes.

#4 A sua marca não aparece no topo do Google

A sua marca até é muito conhecida e os seus conteúdos são actuais e interessantes, no entanto, quando pesquisa no Google palavras-chave que remetam para esse conteúdo, percebe que não está num local privilegiado. Só aparece no meio ou final das páginas pesquisadas. Existem formas de valorizar a sua marca e o seu conteúdo perante o Google (bons conteúdos, escritos de pessoas para pessoas). Tem conteúdos na sua estratégia de marketing?

#5 Os seus posts não geram engagement

Passa muitas horas dedicado à produção de conteúdos para as redes sociais, mas o envolvimento com o consumidor é fraco. Não gera likes nem partilhas ou comentários. Acredita firmemente que produziu os melhores posts e falou de assuntos que toda a gente adora, mas teve 0 shares e 0 likes.

#6 Não está a conversar com o seu cliente

Falar não é o mesmo que conversar. Como a sua marca, muitas investem todos em dias em publicidade que grita e faz ruído. Não consideram os desejos e necessidades do consumidor e interrompem-no constantemente (na telenovela, na série de suspense, no jogo de futebol…). Não existe um diálogo. Não sabe qual é o seu feedback.

#7 Não sabe quem é o seu consumidor

Faz muitos posts no facebook, cria muitos conteúdos, investe bastante em publicidade, mas sabe quem é o seu cliente? Sabe qual é o seu perfil, as suas necessidades e aquilo de que gosta? A sua estratégia não funciona sem esse conhecimento e deve ser a primeira acção a ser tomada quando pensa num plano de marketing para a sua marca, definir o seu target.

 

Estes sinais significam que há falhas na sua estratégia de marketing. Reveja-a, tome nota dos pontos críticos e aposte em acções que preencham essas fragilidades.

O content marketing, a área em que somos especialistas, responde eficazmente a estas necessidades e é um impulsionador de resultados. Veja o nosso guia e encontre as respostas para maximizar a sua estratégia. Se precisar de uma abordagem mais pessoal e esclarecedora, fale connosco. Temos boas ideias para apresentar à sua marca.


Subscreva já
The Plot Thickens
Para ter acesso exclusivo aos melhores conteúdos de content marketing, só tem que preencher estes dois campos.
*Odiamos spam e não partilhamos os seus dados com ninguém
Marque já um
Pequeno-almoço
Somos famosos pelos nossos pequenos-almoços. Deixe o seu nome e e-mail e nós entraremos em contacto consigo para lhe perguntar sobre que temas quer falar.
Na Plot não há spam nem partilha de dados com ninguém.
Venha conhecer a
nossa agência
Marcamos uma hora para lhe apresentar a nossa fantástica equipa editorial, os nossos designers, os especialistas em digital e em content marketing.
Na Plot não há spam nem partilha de dados com ninguém.