5 notícias: Ice Bucket Challenge, Musa Tariq na Apple e muito mais

https://www.plotcontent.com/wp-content/uploads/2014/09/5notíciasContentMarketing.jpg
5 Notícias do mês de Content Marketing

#1 Apple ganha Musa Tariq à Nike

O envolvimento da marca nas redes sociais tem sido tímido, se compararmos com os seus concorrentes mais próximos, Samsung e Sony. São mais activos, produzem mais conteúdos e geram maior envolvimento com os utilizadores. A empresa de Cupertino percebeu essa falha e contratou um gigante do social networking: Musa Tariq. Veio directamente da Nike, já deu provas da sua genialidade e vai assumir a função de Digital Marketing Director da divisão de retalho. O objectivo é não ficar atrás. É investir no reforço da marca pela mão de um expert e com um novo modus operandis.

E por falar em redes sociais este mês o Facebook chegou ao espaço. A rede social com mais utilizadores no mundo conquistou mais uma medalha a bordo da International Space Station. Saiu de órbita, literalmente, pela mão de Alexander Gerst. No passado dia 22, o astronauta ligou-se em directo à Terra através da sua página, e durante 30 minutos respondeu às perguntas dos fãs mais curiosos.

 

O génio das redes sociais veio reforçar a equipa da empresa de Cupertino

Musa Tariq na Apple

 

#2 Instagram faz um up-grade do seu Analytics

Os Marketeers vão conseguir supervisionar as suas campanhas publicitárias de uma forma mais objectiva. A marca apostou em métricas que monitorizam em tempo real. Que novidades temos? Medição do número de impressões, alcance e envolvimento dos posts, estatísticas que analisam o desempenho dos anúncios pagos e uma funcionalidade que permite que as marcas pré-visualizem e salvem as suas campanhas.

As novas ferramentas vêm complementar a informação demográfica já disponibilizada pelo Facebook, permitindo aos anunciantes insights mais assertivos.

Mais um passo dado na amplificação das métricas. A necessidade de monitorizar o que fazemos e gerir eficazmente os nossos resultados direcciona-nos para aquilo que vai ser o futuro próximo: medir cada vez mais e melhor.

 

As novas funcionalidades: medição do número de impressões, alcance e envolvimento dos posts, estatísticas que analisam o desempenho dos anúncios pagos e um gerente que permite que as marcas pré-visualizem e salvem as suas campanhas

Instagram disponibiliza novas métricas em tempo real

 

#3 O que o ALS Bucket Challenge nos ensinou

Já toda a gente viu a moda do Verão, já muitos a repetiram: entornar um balde de água  gelada pela cabeça e nomear amigos para repetirem a façanha ou doarem 100 dólares. O objectivo é chamar a atenção para a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) (apesar de ter havido muitos desvios e interpretações diferentes pelo caminho). A ideia não se teria transformado num fenómeno sem a ajuda de vídeos que rapidamente se tornaram virais. A ampla repercussão que o desafio gerou e o impacto social que teve permite-nos tirar sete lições de marketing:

Comunicar no tempo certo

Tornar pessoal

Juntar celebridades

Fazer simples e estúpido (KISS – Keep It Simple Stupid)

Desafiar as capacidades de cada um

Focar no objectivo

Associar uma marca reconhecida

Um dos mais virais é o de Bill Gates, com quase 18 milhões de visualizações numa semana. Está óptimo.

 

As 7 lições: Comunicar no tempo certo; Tornar pessoal; Juntar celebridades; Fazer simples e estúpido (KISS - Keep It Simple Stupid); Desafiar as capacidades de cada um; Focar no objectivo ; Associar uma marca reconhecida

Ice Bucket Challenge de Bill Gates foi um dos vídeos mais virais

Mostramos-lhe  ainda com algumas marcas que quiseram responder ao desafio, refrescar os espíritos mas acima de tudo contribuir para uma causa muito nobre.

Samsung

Volvo

JPMorgan Chase & Co

 

#4 McDonald´s versão 2.0

A cadeia de restaurantes que vende mais de 75 hambúrgueres por segundo vai ampliar a sua oferta digital já no próximo ano. Fidelizar é o objectivo e a estratégia para o conseguir passa por reforçar a sua presença e performance digital.

Em cima da mesa já estão um programa de música online, uma app de requisição de pedidos via mobile e a aposta num serviço de e-commerce mundial.

Iniciativas piloto foram lançadas e esperam-se resultados, nomeadamente em Columbus no estado da Georgia, onde está a ser criado um projecto de pedidos online. A app da McDonald´s também já existe, embora disponível apenas em 200 restaurantes. Uma aplicação que envia ofertas de produtos personalizadas ao cliente e que lhe indica o restaurante mais próximo, entre outras funcionalidades.

É o reconhecimento do digital e da existência de um novo consumidor: interactivo, que valoriza uma experiência personalizada e que exige da marca uma relação que ultrapassa a essência física do produto.

 

As novas apostas são: um programa de música online, uma app de requisição de pedidos via mobile e a aposta num serviço de e-commerce mundial

McDonald´s vai ampliar a sua oferta digital

 

#5 Fanta em modo funny

A marca de refrigerantes Fanta, propriedade da Coca-Cola Company, está a patrocinar e a co-produzir series cómicas digitais: “Fanta for the funny”. Durante seis semanas vai ser exibida a colectânea de vídeos no CollegeHumor. O target? Adolescentes e jovens adultos.

A ideia é criar uma iniciativa que estimule o consumidor a querer interagir com a marca, contando as suas histórias, criando-se uma relação que vai muito além do consumo.

A plataforma escolhida para a criação dos conteúdos foi o Vine. Uma aplicação mobile do Twitter que permite a produção e partilha de vídeos com duração de até 6 segundos. A série é feita por todos aqueles que queiram fama, sejam criativos e tenham piada. Os termos chave são Engagement e User Generated Contet.

 

Durante seis semanas vai ser exibida a colectânea de vídeos no CollegeHumor.com

Serie ” Fanta for the funny”


Subscreva já
The Plot Thickens
Para ter acesso exclusivo aos melhores conteúdos de content marketing, só tem que preencher estes dois campos.
*Odiamos spam e não partilhamos os seus dados com ninguém
Marque já um
Pequeno-almoço
Somos famosos pelos nossos pequenos-almoços. Deixe o seu nome e e-mail e nós entraremos em contacto consigo para lhe perguntar sobre que temas quer falar.
Na Plot não há spam nem partilha de dados com ninguém.
Venha conhecer a
nossa agência
Marcamos uma hora para lhe apresentar a nossa fantástica equipa editorial, os nossos designers, os especialistas em digital e em content marketing.
Na Plot não há spam nem partilha de dados com ninguém.